Estação de Lamego acabará com esgotos poluentes para Rio Balsemão

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Lamego estará brevemente a funcionar no máximo da sua capacidade, permitindo acabar com a descarga de esgotos domésticos poluentes para o Rio Balsemão, anunciou hoje a autarquia.

Agência LUSA /

Fonte do gabinete de comunicação da câmara explicou à Agência Lusa que os esgotos já estão a ser drenados para a ETAR desde 18 de Fevereiro e que "gradualmente a capacidade de tratamento vai aumentando", prevendo-se que atinja o seu máximo "antes do Verão".

"Dessa forma, os esgotos domésticos dos cerca de 28 mil habitantes das freguesias citadinas e limítrofes serão devolvidos ao Rio Balsemão, que atravessa a cidade, na forma de água potável", explicou.

A ETAR, cuja construção foi iniciada em Setembro de 2003, custou mais de três milhões de euros, tendo sido financiada em 75 por cento por fundos comunitários.

A autarquia considera esta obra "fundamental para alcançar a progressiva recuperação ambiental da bacia hidrográfica do rio Balsemão e da albufeira do Varosa".

Por outro lado, "a ETAR de Lamego é um investimento prioritário para aumentar os níveis de qualidade de vida dos lamecenses" e "a existência de água potável de boa qualidade também é fundamental para o desenvolvimento social e económico do município", acrescenta.

A infra-estrutura tem uma vertente inovadora, uma vez que permitirá "a produção de metano, fabricado a partir do tratamento e biodecomposição das lamas residuais, provenientes de diversas mini-ETAR existentes por todo o concelho".

O combustível produzido será depois utilizado para o funcionamento da própria infra-estrutura.

Paralelamente continuam a decorrer as obras de construção das ETAR de Sande e Cambres e a instalação de mais de duas dezenas de mini-ETAR.

A autarquia estabelece como meta "servir, até finais deste ano, cerca de 95 por cento da população do concelho com redes de água e saneamento e respectivos equipamentos de tratamento, de modo atingir os padrões médios da União Europeia".


PUB