Estádio do Dragão vai ser imóvel de interesse municipal
A Câmara do Porto aprovou hoje por unanimidade a abertura de um processo tendente à classificação do Estádio do Dragão como imóvel de interesse municipal.
Com esta decisão, a autarquia dá seguimento a um requerimento do FC Porto e da empresa Euroantas, co-gestora da infra-estrutura, tendo em atenção o valor estético, técnico e material da obra, desenhada pelo arquitecto lisboeta Manuel Salgado.
A classificação do estádio como imóvel de interesse municipal "representa uma mais-valia para o Município do Porto, pelo seu valor enquanto símbolo e testemunho de um acontecimento relevante (o Euro`2004) e pela sua concepção arquitectónica", frisa a proposta aprovada, da autoria do vereador da maioria PSD/CDS Fernando Almeida.
O Estádio do Dragão foi o palco da cerimónia inaugural do Euro`2004 - Campeonato Europeu de Futebol, e do jogo de estreia da competição, entre Portugal e a Grécia.
O documento sublinha também que esta obra da arquitectura e da engenharia portuguesa "vem sendo reconhecida em inúmeras publicações, tendo sido objecto de diversos prémios".
à obra do estádio do FC Porto foi atribuída uma menção honrosa do Prémio Secil de Arquitectura de 2003/2004, uma menção especial do Prémio Design Inclusivo 2004 e o Prémio Europeu de Construção Metálica e Mista.