Estado disponibiliza 700 mil euros para instituições de solidariedade

Cinco instituições particulares de solidariedade social do distrito de Leiria receberam hoje do Estado mais de 700 mil euros destinados à compra de equipamentos para lares de idosos e centros de dia.

Agência LUSA /

Os apoios foram atribuídos ao Centro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário da Instituição Pro-Real, de Monte Real (114.181 euros), ao Centro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social Paroquial de Caranguejeira (372.648 euros), ao Lar de Idosos da Academia Cultural e Social da Maceira (95.549 euros), ao Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social Paroquial do Bombarral (40.315 euros) e ao Lar Evangélico Nova Esperança, de Leiria, (77.934 euros).

Na cerimónia de entrega das verbas, no Governo Civil, o director da Segurança Social de Leiria, Fernando Gonçalves, afirmou que, com esta disponibilização de meios financeiros, o Estado está a "honrar a sua palavra face a compromissos assumidos no passado".

Fernando Gonçalves referiu que a prioridade dada àquelas cinco instituições reflecte "as preocupações da Segurança Social de Leiria, ao ter conhecimento, através de uma inventariação realizada em Setembro último, da gravidade das suas situações", nomeadamente em relação a dívidas referentes à aquisição de equipamento.

Por seu turno, o Governador Civil de Leiria, José Miguel Medeiros, salientou que o aumento da esperança média de vida e o envelhecimento da população "impõem a necessidade de uma rede forte de segurança social, que resulte da cooperação entre o Estado e as Instituições Particulares de Solidariedade Social".


PUB