"Estamos todos de acordo com a despenalização" - Rosário Carneiro

A deputada independente Rosário Carneiro afirmou que também os defensores do "não" no referendo sobre aborto estão "de acordo com a despenalização" da Interrupção Voluntária da Gravidez, no lançamento do livro "Blogue do Não".

Agência LUSA /

"Estamos todos de acordo com a despenalização. Tirando uma outra excepç ão, não queremos ver as mulheres devassadas na sua privacidade, nem na barra dos tribunais. Entendemos que a punição penal não é o caminho", defendeu a deputada eleita pelas listas do PS mas que é partidária do "não" no referendo de 11 de F evereiro.

No entanto, para Maria do Rosário Carneiro - co-autora de um projecto-l ei que previa a suspensão dos julgamentos para as mulheres que abortam, nunca ag endado pelo PS - não é apenas a despenalização que está subjacente à proposta de referendo que irá a votos a 11 de Fevereiro.

"Não estamos de acordo com a forma como se pretende fazer a despenaliza ção: transformar o que é errado em certo ou irrelevante", contrapôs a deputada i ndependente, considerando que a actual proposta de referendo "introduz um total desequilíbrio entre os direitos" da mãe e do filho.

Para a parlamentar, a proposta que irá ser alvo de consulta popular "to rna absoluta, irrestrita, decisiva a capacidade da mãe decidir sobre a vida do f ilho".

"É curto, é muito curto, que a simples vontade de uma pessoa determine a vida de outra", disse.

Também o director de informação da Rádio Renascença, Francisco Sarsfiel d Cabral, considerou "desonesta" a pergunta que vai ser referendada a 11 de Feve reiro e mostrou-se esperançado que este livro, que compila os textos colocados d urante dez semanas na blogosfera em http://bloguedonao.blogspot.com possa ainda convencer alguns defensores da despenalização do aborto.

"Não considero assassinos os partidários do `sim` (...) O nosso papel, dos que defendem o `não`, é convencer aqueles que defendem o `sim` e isso é poss ível", afirmou.

O livro "Blogue do Não - Aborto: dez semanas de argumentos", cujas rece itas de vendas revertem para a associação de apoio às grávidas Ajuda de Mãe, con tou com o prefácio da deputada independente eleita pelo PS Matilde Sousa Franco.

O "Blogue do Não", que conta com mil visitas diárias e mais de cinquent a mil visitas registadas desde o seu início a 22 de Outubro, conta com a colabor ação de outras figuras mediáticas como a fadista Kátia Guerreiro, Pedro Mexia ou o dirigente da Nova Democracia Jorge Ferreira.

Na apresentação do livro, estiveram muitos outros apoiantes do "não", c omo o ex-ministro Bagão Félix, a dirigente do CDS-PP Maria José Nogueira Pinto, o ex-dirigente democrata-cristão António Lobo Xavier, o deputado independente eleito pelo PSD Pedro Quartin Graça, ou a jornalista Maria João Avillez.


PUB