Estradas de Portugal recebeu mais de 500 sugestões/reclamações em cinco dias

Os utentes das estradas portuguesas apresentaram mais de 500 sugestões/reclamações nos primeiros cinco dias de funcionamento do serviço "Estrada Livre", a maioria sobre problemas nas faixas de rodagem ou sinalização, informou hoje a Estradas de Portugal (EP).

Agência LUSA /

Segundo o comunicado da empresa pública, "os utentes responderam positivamente ao apelo para participarem na Segurança Rodoviária".

No passada segunda-feira, o Governo, juntamente com as Estradas de Portugal (EP), lançou o serviço "Estrada Livre", que permite aos condutores participar, através da Internet ou de um número de telefone, danos e situações anómalas que encontraram nos traçados portugueses.

O serviço consiste "na recolha, tratamento e resposta a situações anómalas que são comunicadas pelos utentes das estradas e auto-estradas relacionadas com o estado de conservação e manutenção das vias".

Dos mais de 500 contactos recebidos pela EP, 88 por cento são reclamações que na maioria referem problemas nas faixas de rodagem e sinalização, lê-se no documento da EP.

A maior parte das sugestões/reclamações é sobre as estradas nos distritos de Lisboa, Porto e da Rede Concessionada, enquanto Évora, Vila Real, Portalegre, Bragança e Guarda são os menos referidos, com menos de dez contactos registados.

Segundo a EP, 74 por cento (cerca de 370 utentes) das sugestões/reclamações recebidas já obtiveram uma resposta final sobre a questão, ou então uma informação de como o processo está a decorrer, encontrando-se as restantes em análise.

O tempo médio de resposta ou informação prestada ao utente, por parte da Estradas de Portugal, é de dois dias, sendo o prazo máximo previsto para cinco, afirma a fonte.

Do total de contactos registados, "24 por cento foram objecto de instrução subsequente através do seu encaminhamento para as autarquias correspondentes, para efeitos de resposta ao utente e resolução da situação identificada", explica a EP.

O "Estrada Livre", que conta com a participação da Portugal Telecom (PT), permite aos utentes participar danos na estrada, como buracos, postes derrubados ou sinalização danificada e receber uma resposta no prazo de cinco dias.

A informação é enviada para a EP, que a comunica às entidades responsáveis pela resolução da situação, quer seja a Direcção de Estradas, as autarquias ou as concessionárias de auto-estradas, e informa o utente do ponto de situação.

As reclamações podem ser feitas através do número 808210000, ao custo de uma chamada local, e pela Internet no "site" da Estradas de Portugal: www.estradasdeportugal.pt.

CPO/LG/AMR.

Lusa/Fim.


PUB