Estudantes criam plataforma para gerir e incentivar o voluntariado na UPorto

Porto, 17 jun (Lusa) - Estudantes da Universidade do Porto criaram uma plataforma que permite às organizações e aos voluntários fazer uma gestão dos seus perfis e das atividades que realizam, de forma a coordenar eficazmente a Comissão de Voluntariado desta entidade de ensino.

Lusa /

Este sistema pretende ainda "recompensar o empenho dos voluntários, atribuindo-lhes diferentes medalhas (simpatia e espírito de equipa, por exemplo) e pontos, que os faz com que atingir vários níveis", disse hoje à Lusa Márcio Fontes, líder da empresa Ignite, responsável pela plataforma.

De acordo com o jovem, este complemento não foi criado para gerar competitividade entre os utilizadores mas sim para os motivar a continuar o voluntariado.

A UP Solidária é um dos 20 projetos que vão ser apresentados no sábado, a partir das 14:00, na Faculdade de Engenharia do Universidade do Porto (FEUP), no âmbito da iniciativa "Aplicações informáticas e soluções reais para empresas", segundo um comunicado sobre o evento.

Os projetos resultam de trabalhos elaborados por 180 estudantes da licenciatura em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes, do mestrado em Multimédia e do mestrado integrado em Engenharia Informática e Computação, da FEUP, na unidade curricular Laboratório de Gestão de Projetos (LGP), da mesma faculdade.

Organizados em grupos com elementos dos diferentes cursos, os estudantes criaram mais quatro empresas para além da Ignite - Dottech, Glitch, Magnet e Smartdice -, tendo cada uma delas desenvolvido quatro projetos, em colaboração com empresas e organizações externas à esfera universitária.

Os alunos desenvolveram uma aplicação para dispositivos móveis e computadores pessoais, para localizar e notificar os colaboradores no seu ambiente de trabalho, e uma plataforma informática para submissão, armazenamento e visualização de trabalhos feitos por estudantes, lê-se ainda no documento.

Um sistema de vendas inteligente que auxilia o processo de venda em lojas, um jogo móvel com fins de obtenção de financiamento para um projeto de solidariedade social e uma plataforma que permite visitas ?online` a 360 graus, são outros exemplos.

O comunicado destaca ainda um sistema que permite deixar mensagens em qualquer parte do mundo, uma aplicação ?web` onde os seus utilizadores podem criar ligas imaginárias de futebol e uma aplicação para dispositivos móveis que visa tornar a deslocação em hospitais mais fácil, simples e acessível a todos.

De acordo com Raul Vidal, diretor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP e coordenador de LGP, esta "é uma oportunidade singular para os estudantes desenvolverem competências nas áreas da gestão de projeto, trabalho em equipa, interação com clientes, marketing e comunicação, entre muitas outras valências".

A Adclick Portugal, a Altran Portugal, a BIT | SONAE, a Bitmaker Software, a Critical Manufacturing, a Deloitte Digital, a Glintt, a Increasetime, a INOVA+, a iTGROW, a ITSector, a Microsoft Portugal, a Strongstep, a Tlantic e a WeTek, são parceiras da FEUP na edição deste ano.

Para além dessas empresas, na iniciativa, que vai na 19.ª edição, colaboram ainda a Associação O Joãozinho, a Comissão de Voluntariado da UP, a Fundação Casa da Música, a Universidade do Porto e o Zoo de Lourosa.

Tópicos
PUB