Estudo mostra quem faz campanhas de desinformação em Portugal

O estudo apresentado pelo Observatório Iberifier refere que Portugal não sofreu qualquer grande alarme, até agora, causado por desinformação. Mas mostra como as manobras de desinformação atuam por cá.

Nuno Carvalho /

RTP

Os partidos portugueses mais radicais são os que mais se apresentam e fazem circular publicações nas redes sociais. O estudo aponta como exemplo a linguagem do Chega.

Este trabalho sobre o impacto da desinformação em Portugal e em Espanha apresenta também uma diferença na confiança que os dois países têm na comunicação social, com uma grande desconfiança dos espanhóis nas notícias e uma confiança maior dos portugueses.

O Iberifier é um dos 14 observatórios de meios digitais e desinformação promovido pela Comissão Europeia, de que fazem parte, em Portugal, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade de Aveiro e a agência Lusa.

PUB