Estudo sobre cidade aeroportuária da Ota concluído no final mês,Augusto Mateus
O estudo para a nova cidade aeroportuária na Ota da NAER - Novo Aeroporto, SA, vai ser entregue no final do mês e prevê a requalificação de várias áreas daquela região, anunciou Augusto Mateus, coordenador do estudo.
"O que estou a propor quando entregar o relatório no final do mês é que se requalifique toda a área do Carregado, Azambuja e Vila Franca de Xira para que se tenha uma infra-estrutura e um conjunto de outras actividades à volta da infra-estrutura (aeroporto)", afirmou Augusto Mateus.
Além do Carregado, da Azambuja e de Vila Franca de Xira, adiantou que fará propostas "mais para Norte, para Rio Maior e para o Cartaxo, onde é possível conceber um conjunto de espaços para actividades".
Augusto Mateus disse ainda que "a Ota tem limitações" e se trata de "fazer o melhor possível" quanto a um modelo de aeroporto moderno e competitivo.
O responsável falava quarta-feira ao final do dia em Caldas da Rainha após uma reunião com autarcas da Associação de Municípios do Oeste onde esteve na qualidade de coordenador do Plano Estratégico daquela região.
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, anunciou segunda-feira que o Governo vai fazer estudos comparativos entre a Ota e Alcochete, para saber qual destes é o melhor local para construir o novo aeroporto de Lisboa.
Apesar disso, mantêm-se em curso os estudos que estavam a ser realizados para a localização na Ota, a 50 quilómetros da capital.
Augusto Mateus disse ainda que apesar do trabalho que está a elaborar para a empresa do novo aeroporto NAER, concorda com os estudos sobre o campo de Tiro de Alcochete.
"Para a Ota ser a melhor opção temos que a comparar com outra, ganhamos muito do ponto de vista do consenso e da convergência", sustentou.
"Se se tiver medo da comparação da Ota com outra localização é porque a Ota é fraca, se for forte não deve ter medo da comparação e o país ganha em comparar e ter uma decisão racional", concluiu.