Évora e Mérida (Espanha) lançam guia bilingue para promover turismo
As cidades de Évora e Mérida (Espanha), ambas classificadas como Património da Humanidade, lançam sexta-feira um guia turístico bilingue, em português e castelhano, para promover o sector nas duas regiões ibéricas.
O guia, que vai ser apresentado em Évora por responsáveis autárquicos das duas cidades, pretende "facilitar a vida aos turistas" e incentivar a descoberta das duas zonas, sobretudo ao nível da riqueza patrimonial herdada desde há mais de dois mil anos, com a passagem de diversos povos por ambas as regiões.
Évora e Mérida, ambas classificadas como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), querem ainda promover as potencialidades turísticas que oferecem, tanto em termos gastronómicos, de hotelaria e restauração, como na área da animação e museologia.
O presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, adiantou hoje à agência Lusa que o guia surge na sequência de um conjunto de acções de cooperação com Mérida (capital da Comunidade Autónoma da Extremadura), aos níveis cultural, turístico, económico e institucional.
O autarca reiterou o empenho no aprofundamento da cooperação com a vizinha região espanhola da Extremadura, o que, na sua opinião, pode passar pela realização de encontros entre empresários, como forma de contribuir para o desenvolvimento económico das duas zonas.
O guia, que vai ser apresentado no posto de turismo de Évora, localizado na Praça do Giraldo, foi elaborado por uma empresa espanhola, ao abrigo do projecto de cooperação transfronteiriça "Lusitânia Turística", apoiado por fundos da União Europeia.
Nesta primeira edição, impressa em Mérida, foram elaborados 20 mil exemplares, que serão distribuídos por ambos os municípios.
O projecto de cooperação já permitiu também a realização de intercâmbios musicais, desportivos e empresariais, visitas de jovens, idosos e deficientes, concursos de fotografia, pintura e literatura.
Foram também realizadas exposições, mercados medievais e diversos seminários técnico-universitários, num intercâmbio que mobilizou a Universidade de Évora e a Universidade da Extremadura, assim como a criação de uma página na Internet (www.meridaevora.com).
Ao abrigo da cooperação, está também em curso a requalificação do Convento dos Remédios, em Évora, que será transformado num centro dedicado à arte e à cultura, depois de ter sido feita a recuperação turística da área circundante à albufeira romana de Proserpina e do Museu Aberto, em Mérida, onde funciona igualmente um centro de arte e de história.