Évora estuda possibilidade de estacionamento subterrâneo no Jardim Diana

A Câmara Municipal de Évora está a estudar a possibilidade de construção de um parque de estacionamento subterrâneo no Jardim Diana, próximo do Templo Romano, no centro histórico da cidade, revelou hoje o presidente do município.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em declarações aos jornalistas, após inaugurar um novo parque de estacionamento nas instalações da antiga Rodoviária do Alentejo, no centro da cidade, José Ernesto Oliveira avançou a possibilidade de criação de um parque por debaixo do Jardim Diana, a escassas dezenas de metros do Templo Romano.

"Estão a ser realizadas sondagens arqueológicas para se apurar a existência de património por debaixo do Jardim Diana", disse o autarca, adiantando que os primeiros resultados apontam apenas para uma zona de aterro.

O Jardim Diana está implantado junto do Templo Romano, na acrópole da cidade, em pleno centro histórico de Évora.

"As sondagens estão a ser feitas para ver o património que lá está", reiterou José Ernesto Oliveira, garantindo que se trata apenas de estudos, não havendo ainda qualquer decisão tomada pelo município.

Num centro histórico com falta de lugares de estacionamento, o autarca anunciou ainda a intenção de ser criado um novo parque, "com dois ou três pisos", nas traseiras do centenário Teatro Garcia de Resende.

Outra das apostas da autarquia para procurar resolver os problemas de estacionamento passa pela utilização de "quintalões" existentes no centro da cidade para lugares reservados a moradores.

Para a periferia da cidade, à entrada do centro histórico, José Ernesto Oliveira reiterou os projectos da autarquia de criação de parques de estacionamento no Rossio de s. Brás e junto às Portas de Avis.

Acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal de Évora, Capoulas Santos, e da Governadora Civil do distrito, Fernanda Ramos, o autarca inaugurou hoje um parque de estacionamento, com capacidade para 70 viaturas, que vai começar por servir de apoio aos visitantes das festas da cidade.

José Ernesto Oliveira explicou que o novo parque vai reforçar a capacidade de estacionamento no centro de Évora, sobretudo numa altura em que a cidade recebe milhares de pessoas durante as festas populares.

O parque tarifado vai funcionar nas instalações da antiga Rodoviária do Alentejo, na Rua da República, sendo gerido pela empresa municipal responsável pelos transportes e estacionamento na cidade.

"A afectação do edifício a parque de estacionamento justifica-se, de início, com a supressão total dos lugares no Rossio de S. Brás, palco das festas da cidade entre 22 de Junho e 01 de Junho", sublinhou o autarca.

As festas populares de Évora, que incluem as comemorações locais do S. João e do S. Pedro (padroeiro da cidade), são este ano dedicadas à candidatura do Templo Romano a uma das Maravilhas de Portugal.

Após as festas da cidade, o novo parque, situado nas imediações do mercado municipal, continuará aberto em definitivo, garantiu o autarca.

PUB