Exames do Secundário. Escolas privadas ocupam os primeiros 40 lugares

por RTP

Foto: Mário Cruz - Lusa

Na primeira posição do ranking, está o colégio Efanor, de Matosinhos. Nos últimos seis anos, esta posição foi ocupada pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, que ocupa agora a terceira posição.

Nos primeiros cinco lugares, há apenas uma escola de Lisboa e quatro são do norte do país.

A primeira escola pública só surge na 41ª posição. Trata-se da Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, à frente da Escola Secundária Infanta Dona Maria, de Coimbra, que já esteve no primeiro lugar.

Para construir o ranking, foram considerados os alunos que em 2020 estiveram na primeira fase dos exames nacionais para fazer as oito provas mais concorridas - ou pelo menos algumas delas.

As notas foram consultadas numa base de dados fornecida pelo Ministério da Educação, numa análise feita em conjunto pelo jornal Público e pela Católica Porto Business School, divulgada em parceria com a RTP.

Depois de alguns testes feitos com a supervisão da universidade, o jornal optou por ordenar no ranking geral as escolas onde se realizaram pelo menos 62 provas, da que teve melhor média de exames para a que se saiu pior.
pub