Exercício assusta população

Duas fortes explosões no âmbito de um exercício do Centro de Inactivação de Engenhos Explosivos (CIEX) da PSP assustaram hoje os moradores de uma zona à entrada de Faro, que não tinham sido avisados pelas autoridades.

Agência LUSA /

Segundo o Comando Distrital da PSP de Faro, as duas explosões - registadas às 07:30 e 10:43 - tiveram origem num exercício daquele centro, sedeado em Lisboa.

"Este tipo de exercícios não passa pelo Comando Distrital, embora estejamos informados de que eles se vão realizar", disse à Agência Lusa fonte do Comando de Faro.

Assegurou que não competia àquele órgão prevenir antecipadamente a população e que não houve qualquer solicitação do CIEX nesse sentido.

As explosões ocorreram num descampado rodeado de casas de habitação, junto ao maior centro comercial da capital algarvia - o Fórum Algarve - e a primeira delas acordou muitos residentes, tendo alguns deles ligado para a PSP.

"Tratou-se de exercícios reais, tudo foi feito como se houvesse objectos suspeitos que era necessário deflagrar", disse a mesma fonte.

Preparados como se se tratasse de um caso real, os exercícios incluíam interrogatórios aos residentes sobre "movimentos suspeitos", o que fez aumentar ainda mais o alarme entre a população, conforme confirmou à Lusa o dono de uma oficina junto ao local das deflagrações.

PUB