Exército faz testes de tiro e estabilidade com novas viaturas blindadas "Pandur II"

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 28 Mai (Lusa) - O Exército realiza quinta-feira no Campo de tiro de Santa Margarida testes de tiro e mobilidade nas suas novas viaturas blindadas "Pandur II" com uma torre de 105 mm do fabricante italiano Oto Melara.

Depois de ter efectuado exercícios de tiro com torres da "CM-Defense", este é o segundo teste realizado pelo Exército para a escolha definitiva das torres que vão equipar as viaturas blindadas "Pandur II".

As "Pandur" foram adquiridas para substituir as viaturas "Chaimite", ao serviço do Exército nos últimos 40 anos, e que passaram por teatros operacionais tão distantes como a Guerra de África, Bósnia, e até como símbolo do 25 de Abril.

Portugal adquiriu 260 destas viaturas no valor de 344,211 milhões de euros, para além de outros 20 milhões de euros em contrato de sobressalentes.

O programa de aquisição das viaturas "Pandur", 20 das quais para a Armada, inscrito na Lei de Programação Militar, tem como finalidade "dotar o Exército e a Marinha de viaturas modernas, com elevada capacidade e versatilidade de emprego operacional e níveis adequados de segurança e protecção".

As novas viaturas aerotransportadas blindadas, para além de modernizarem as Forças Armadas, permitem a "racionalização dos meios e uma efectiva capacidade de combate em todo o tipo de missões", de acordo com o ministério da Defesa.

Este tipo de viaturas, em 16 versões diferentes, habilitam Portugal a participar com os seus aliados em operações conjuntas e combinadas, com meios idênticos em tecnologia e capacidade operacional.


pub