Explosão em mina provoca sete mortos e cinco feridos
Sete mineiros morreram e cinco outros ficaram feridos hoje de manhã devido a uma explosão ocorrida numa mina de carvão da Roménia, em Anina, informou a direcção da empresa mineira.
"Os cinco feridos estão em estado grave e foram transportados de urgência para o hospital de Resita", declarou, por seu turno, o presidente da câmara local, Petre Seres.
De acordo com o médico Silviu Buzatu, do hospital de Resita, dois dos feridos apresentam queimaduras em mais de 50 por cento do corpo e tiveram de ser transferidos para o hospital de queimaduras graves de Timisoara (oeste).
Um terceiro mineiro está em coma, devido a intoxicação por óxido de carbono, enquanto dois outros poderão deixar o hospital em breve, precisou o médico.
A explosão ocorreu às 05:30 locais (03:30 em Lisboa).
Uma comissão de inquérito foi entretanto criada para avaliar as circunstâncias do acidente, enquanto o ministro da Economia, Codrut Seres, partiu para Anina.
Cerca de 200 mineiros encontravam-se na mina quando ocorreu a explosão.
Situada a mais de 1.000 metros de profundidade, a mina de carvão de Anina é uma dos mais profundas da Europa.
Após pesadas perdas registadas nestes últimos anos, vários poços desta mina deverão ter de ser fechados ao longo de 2006 e cerca de metade dos seus 800 empregados ficará no desemprego.
Desde 1990, ocorreram várias explosões na Roménia nomeadamente nas regiões mineiras do Vale do Jiu (sudoeste), a mais grave das quais, em Agosto de 2001, matou 14 pessoas.