Exposição "à luz de Einstein" inaugurada hoje na Gulbenkian

Uma exposição que percorre as grandes etapas da história da Física desde a antiguidade, com especial enfoque na vida e obra de Einstein, vai ser hoje inaugurada na Gulbenkian, em Lisboa.

Agência LUSA /

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Física, o serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian vai organizar uma exposição intitulada "à luz de Einstein 1905-2005" que estará aberta ao público entre 04 de Outubro e 15 de Janeiro de 2006.

De acordo com a fundação, a exposição pretende ilustrar como o conhecimento da natureza foi evoluindo ao longo de 2.500 anos, desde a Grécia Antiga até ao "annus mirabilis" de 1905 (o ano em que Einstein formulou a Teoria da Relatividade) e, posteriormente, ao longo de todo o século XX, evocando os grandes feitos permitidos pela Física.

Como ponto de partida haverá uma introdução histórica, denominada "A biblioteca do saber", da Grécia Antiga ao século XIX, que é apresentada em seis espaços diferentes, com um conjunto de objectos emblemáticos da ciência que se fazia em cada um deles.

O visitante será conduzido através desses espaços, que vão do liceu aristotélico, a uma universidade medieval, a uma corte renascentista, a uma sociedade científica, a um gabinete de Física e a uma universidade do século XIX.

Passada esta parte introdutória, a exposição tem vários outros módulos dedicados ao século XX: começa com a "ruptura de 1905", mostra alguns aspectos dos importantes progressos científicos dos últimos cem anos e termina com algumas perspectivas da obra de Einstein para o futuro.

Vários monitores, responsáveis pelas visitas guiadas, estarão disponíveis para acompanhar os visitantes, sobretudo alunos do terceiro ciclo do ensino básico e ensino secundário.

As visitas guiadas duram cerca de uma hora e de correm de terça a sexta-feira às 12:30 e às 16:30, sábados e domingos às 10:30, 12:00, 14:30 e 16:00. As visitas guiadas para grupos escolares são sujeitas a marcação prévia.

A partir dessas visitas será organizado ainda um concurso para jovens, denominado "O físico prodigioso", com vista a estimular o interesse pela física.

A exposição estará patente na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação. Paralelamente decorre no Auditório 2 um ciclo de palestras semanais, de entrada livre, destinadas ao público em geral e sobretudo aos jovens, sobre tópicos diversos da física actual.

O ciclo de colóquios começa dia 6 de Outubro com um painel dedicado a "Einstein: o Homem e a Época" e termina a 13 de Dezembro com uma palestra intitulada "2010, a Nanospace Odyssey", na qual falará Harold Kroto, Prémio Nobel da Química em 1996.

"Mais rápido, mais denso, mais intenso: na fronteira dos lasers", "Em busca das galáxias perdidas" e "Arte e Ciência: Conversa em torno de uma obra de arte", são as restantes palestras do mês de Outubro.

Em Novembro, e até 13 de Dezembro, vão decorrer colóquios sobre "Uma breve história do Universo", "As forças da natureza", "E=mc2: A energia do núcleo atómico", "Sinais do Cérebro: Da biofísica à fisiologia da consciência", "O mistério da forma das proteínas" e "Estados estranhos da matéria: condensados de Bose-Einstein".

A cerimónia de inauguração da exposição "à luz de Einstein (1905-2005) é às 18:00 e será presidida pelo Presidente da República, Jorge Sampaio.

PUB