Extensão de centro de saúde de Coimbra passa a funcionar em antiga sede da PIDE
A extensão do Centro de Saúde de Celas, em Coimbra, passa a partir de terça-feira, para o edifício que acolheu a sede da PIDE nesta cidade, deixando os contentores onde funcionou provisoriamente cerca de um ano.
Após obras de recuperação e adaptação, o edifício onde funcionou a polícia política da ditadura passa a acolher os profissionais de saúde desta extensão (conhecida por extensão de Saúde Sá da Bandeira), que abrange um universo de cerca de 12 mil utentes da área urbana do concelho.
Segundo uma nota divulgada hoje pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), a mudança de instalações "põe término à situação, provisória, de funcionamento da extensão em contentores montados no parque de estacionamento do Centro de Saúde de Celas, repondo condições de trabalho e de atendimento dignas".
Esta situação provisória, que se prolongou por pouco mais de um ano, deveu-se à falta de condições do edifício onde funcionava a extensão, situado na Avenida Sá da Bandeira.
Segundo uma fonte da ARSC, a extensão serve uma população que se distribui pelas freguesias de São Bartolomeu, Almedina, Santa Cruz, Sé Nova e Santo António dos Olivais.
No imóvel que foi sede da PIDE, situado na Rua Antero de Quental, funcionaram, depois do 25 de Abril de 1974, serviços da Direcção Regional de Educação do Centro.