F-16 da Força Aérea Portuguesa que se despenhou efectuava voo de ensaio

O caça que se despenhou às 13h40, próximo de Pilado, no concelho da Marinha Grande, tinha sido submetido a uma operação de actualização de equipamento. Estava a realizar um voo de ensaio.

RTP /
Destroços do caça F-16 da Força Aérea. Cada aparelho destes custa cerca de 20 milhões de euros Paulo Cunha, Lusa

Ao comando estava um dos pilotos mais experientes da Força Aérea Portuguesa.

O Tenente-Coronel João Pereira, que já estava no ar há cerca de 45 minutos quando se deu o acidente, já tinha reportado à base aérea pequenos indícios de anomalias no avião.

Testemunhas no local afirmam ter visto o caça com um movimento oscilatório anormal. “A aeronave, na fase terminal do voo, já na aproximação à pista, não pôde ser controlada”, disse o segundo-comandante da unidade de Monte Real (BA5).

O piloto conseguiu, apesar das dificuldades, colocar o avião com potência máxima e manobrá-lo em direcção a uma zona de pinhal, nos terrenos limítrofes da Base Aérea, evitando assim o embate na povoação mais próxima.

O piloto ejectou-se a tempo. Foi observado pelos serviços médicos da BA5 que não detectaram qualquer problema físico. Mesmo assim, por precaução, o Tenente-Coronel João Pereira foi transportado para o Hospital da Força Aérea, em Lisboa, para efectuar mais exames.

O que aconteceu?

As causas do acidente são ainda desconhecidas. No local está a Comissão de Investigação da Força Aérea para avaliar o que terá sucedido. O segundo-comandante da BA5 afirmou que vários problemas podem ter estado na origem do despenhamento, desde avarias “no motor, no controlo de voo, combustível”.

Foi o segundo acidente ocorrido com F-16 da Força Aérea Portuguesa. A 8 de Março de 2002 um piloto morreu num exercício com um destes caças.

A Força Aérea Portuguesa possui actualmente 26 caças F-16 operacionais.

Lockheed Martin F-16 A

Motor: Pratt-Whitney F100-PW-220/ com AFTER-BURNER



Dimensões
Envergadura: 9,45 m
Comprimento: 15,03 m
Altura: 5,09 m


Performances:
Velocidade máxima: MACH 2.05
Raio de acção: 3.800 Km (2100 MN)
Tecto de serviço: 50.000 fts
Peso vazio: 7.390 Kg
Peso máx. descolagem: 16.057 Kg
Tripulação: 1 piloto
Combustivel: 7160 lbs + 6730 lbs

"Fighting Falcon"

O F-16 é considerado um dos melhores aviões de combate supersónico, tanto para o ataque aéreo como para ao solo.

É um aparelho com uma enorme capacidade de manobra devido às suas específicas características aerodinâmicas. Tem capacidade para suportar acelerações até 9G.

O aparelho está equipado com munições do canhão de 20mm, capaz de disparar 6000 vezes por minuto. Mísseis, radar e o computador de tiro fazem do F-16 um "temível sistema de armas", lê-se no site da Força Aérea Portuguesa.
PUB