Fábrica Sant´Anna, Museu Vivo da Arte da Cerâmica Tradicional Portuguesa

por Antena 1

Antena 1

A Fábrica Sant´Anna em Lisboa com quase 3 séculos de história é a mais antiga do país e uma das mais antigas da Europa ainda em funcionamento.

Na zona da Ajuda, dedica-se ao fabrico de azulejos e faiança por processos inteiramente artesanais desde a preparação do barro, à vidração e pintura manual.

Visitar a fábrica é fazer uma viagem no tempo e descobrir o mundo dos azulejos portugueses, uma arte apreciada em todo o mundo e um símbolo da nossa Cultura.

É considerada um Museu Vivo da Arte da Cerâmica Tradicional Portuguesa. Está nos Roteiros Turísticos internacionais como uma das mais antigas fábricas de azulejos da Europa ainda em funcionamento. Nasceu após o terramoto de 1755 para ajudar na reconstrução da Baixa Pombalina.

Alvo de curiosidade de arquitetos e designers, é visitada por muitos turistas para verem ao vivo estes processos de fabrico iguais aos de 1741, ano da sua fundação.

Exporta quase 85 por cento da sua produção e tem conseguido ultrapassar estes tempos de pandemia sem grandes dificuldades.
Dos fornos da Sant'Anna já saíram painéis de azulejos para o antigo presidente dos EUA, Bill Clinton, para a antiga secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright, e para artistas como a cantora americana Barbra Streisand.

Voltamos lá, para conhecer melhor estas peças tão apreciadas que representam a arte da cerâmica tradicional portuguesa. Vamos para lá ver como são estes processos artesanais que dão reconhecimento internacional à Fábrica Sant´Anna.

A repórter Arlinda Brandão vai-nos conduzir nesta visita acompanhada por Francisco Tomás, o diretor comercial da empresa.
pub