Falência da Marsans deixa milhares em terra

A falência da agência de viagens espanhola Marsans, que em Portugal opera em parceria com o grupo Auchan, pode estragar as férias a milhares de clientes. Durante o fim-de-semana, quem se dirigiu às lojas para levantar os vouchers encontrou as dependências fechadas. Muitos dos clientes que pagaram as viagens na totalidade temem agora ficar sem férias e sem dinheiro.

RTP /
Os aeroportos nacionais estão de prevenção contra eventuais problemas que possam surgir quando os clientes da Marsans forem impedidos de embarcar Luís Forra, Lusa

A operadora espanhola tem trinta lojas a funcionar em Portugal, a maioria a funcionar em espaços do grupo Auchan, e este fim-de-semana todas elas se encontraram de portas fechadas. Em cartazes afixados nas portas das lojas a empresa promete um retorno ao horário normal a partir de amanhã, segunda-feira.

Além das lojas, também o site da empresa se encontra "temporariamente fora de serviço", remetendo os clientes para um número de telefone que também está desligado.

Segundo o Jornal de Notícias, "na passada terça-feira o novo director-geral da Marsans em Portugal, José Vicente, deu instruções às lojas cobrarem aos clientes com reservas a totalidade das viagens. Na quarta-feira pediu-lhes que depositassem essas verbas. Na quinta-feira foi para Espanha e anteontem mandou encerrar todos os balcões no fim-de-semana".

O jornal avança ainda com a informação de que o mesmo director-geral enviou, na passada sexta-feira, um mail às lojas onde "dava ordens para fecharem as portas, para sua protecção, e deixava ao critério de cada um avisar ou não os clientes da impossibilidade de efectuarem as viagens durante o fim-de-semana, e se o fizessem deveriam fazê-lo fora das lojas".

Os mais de cem funcionários da Marsans em Portugal, que emitiram um comunicado onde se mostram solidários para com os clientes, prometem manifestar-se amanhã em Lisboa.

O grande golpe na Marsans aconteceu há um mês quando a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) não renovou a licença para a venda de bilhetes de avião, porque o grupo não cumpre os requisitos financeiros estabelecidos.

Entretanto, a Marsans foi vendida a grupo americano desconhecendo-se, para já, o projecto de futuro para a empresa dos novos proprietários.

Os aeroportos nacionais estão de prevenção contra eventuais problemas que possam surgir quando os clientes da Marsans forem impedidos de embarcar.

Grupo Auchan preocupado com clientes

O grupo Auchan afirmou que se sente preocupado com os clientes que foram prejudicados com a falência da Marsans e que está a tentar encontrar soluções. Ricardo Fonseca, director financeiro do Auchan, acrescentou, em declarações à RTP, que o grupo não tem qualquer relação com a agência de viagens espanhola em termos de accionistas ou gestão.

"O grupo Auchan sente-se muito preocupado. O que nós estamos empenhados em fazer, é encontrar soluções junto da Marsans para que honre os seus compromissos com os clientes", afirmou o director financeiro à RTP.

Segundo Ricardo Fonseca, "o grupo Auchan tem um contrato com a Marsans de utilização da marca. O grupo Auchan não tem uma relação com a Marsans em termos de accionistas ou na gestão. Não há qualquer participação do grupo Auchan na Marsans, são duas empresas completamente independentes".

 

APAVT aconselha lesados a recorrerem ao provedor do sector

A Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo considera que a situação é lamentável e admite que os lesados podem levar algum tempo a resolver o problema. António Laranjeira, presidente da APAVT, aconselha os clientes da Marsans a recorrer de imediato a José Vera Jardim, provedor do cliente das agências de viagens.

"Eu aconselho que todas as pessoas envolvidas e prejudicadas por esta situação que exponham a sua situação rapidamente ao provedor do cliente da APAVT, para que sejam orientadas, e para que possam ser tomadas, dentro dos quadros legais, as medidas necessárias para que recebam os valores", afirmou António Laranjeiro, presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens, à RTP.

PUB