Falta de água no Douro por corte espanhol é situação sem precedentes, alertam ambientalistas

por Antena 1

Direitos Reservados

O ambientalista Francisco Ferreira lamenta aquilo que diz ser uma situação sem precedentes no Rio Douro. Espanha suspendeu as descargas na segunda-feira e há troços no Douro que não cumprem os mínimos de caudal para a manutenção biológica do rio.

Francisco Ferreira fala de uma utilização intensiva e exagerada de água na agricultura do lado espanhol e alerta que o corte de água é ilegal face às convenções de albufeira para os rios internacionais.

O ambientalista diz que o caudal anula integral anual não é o devido e esta situação a jusante do rio Douro é um precedente.

No entender do hidrobiólogo Bordalo e Sá, o Governo de Espanha cedeu à pressão dos agricultores.

O especialista do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar considera que Portugal tem adiado alterações à convenção de Albufeira por recear que um novo acordo seja mais desfavorável.
O hidrobiólogo alerta que a produção hidroelétrica no Douro pode estar ameaçada com esta decisão espanhola.
Bordalo e Sá diz que, para Espanha suspender os caudais, era necessário ter declarado situação de seca severa há já algum tempo e não é isso que acontece. Por essa razão, podemos estar perante uma situação de incumprimento por parte dos espanhóis.
O Governo prefere apostar no diálogo, tendo o ministro do Ambiente e da Ação Climática dito ontem que não há qualquer conflito com Espanha. Há sim um trabalho conjunto e permanente e uma compreensão face a um ano difícil para os dois países.

Contactado já esta manhã pela Antena 1, o gabinete de Duarte Cordeiro afirma não ter mais nada a acrescentar.
pub