Última Hora
Ministro das Finanças vai ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento

Falta de condições. Segurança Social fecha 109 lares de idosos

por Antena 1

O Instituto de Segurança Social mandou fechar no ano passado 109 lares de idosos por falta de condições. Doze dos quais com urgência. Números avançados na edição desta manhã do jornal Público.

Um número, no entanto, inferior ao registado em 2017, quando foram mandados encerrar 133 lares de idosos.

De acordo com o jornal, no ano passado o Instituto de Segurança Social realizou 1678 ações de fiscalização em equipamentos sociais, das quais 563 em lares.

Apesar desta mais de uma centena de lares com ordem de encerramento, João Ferreira de Almeida, presidente da Associação de Apoio Domiciliário  de Lares e Casas de Repouso ((ALI), diz ao Público que "muito provavelmente só esses 12 que fecharam com carácter de urgência é que foram efetivamente encerrados".

Nos outros casos, diz Ferreira de Almeida, dos lares que recebem ordens de encerramento, os donos têm 30 dias para cumprir. Na maior parte dos casos não cumprem ou mudam pouco depois para outro local, mantendo a ilegalidade.

Sobre estas situações, o Instituto de Segurança Social disse ao jornal Público que fora as situações de maus tratos ou negligência que configure um perigo para a saúde e integridade dos utentes - situações que levam ao encerramento coercivo e transferência dos idosos - uma boa parte dos lares ilegais poderiam legalizar-se se a lei não colocasse tantas exigências.
pub