Família de cinco encontrada sem vida em Fermentões

por RTP

FOTO: Pedro Sarmento Costa, Lusa

Cinco pessoas da mesma família foram encontradas mortas em Fermentões, concelho de Sabrosa, em consequência de um intoxicação. As vítimas mortais, todas da mesma família, são três adultos, dois homens e uma mulher, com cerca de 50 anos e duas crianças do sexo feminino com idades entre os oito e os 13 anos.

Cinco pessoas da mesma família foram encontradas mortas em Fermentões, concelho de Sabrosa, em consequência de um intoxicação.As causas da intoxicação estão ainda por apurar.

O incidente terá ocorrido durante a madrugada de domingo.

A casa foi isolada pela GNR e os inspetores da PJ de Vila Real já estão a recolher os indícios.
Judiciária investiga óbitos em Sabrosa

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar as circunstâncias da morte daquelas cinco pessoas, uma situação considerada "dramática" e que deixou toda a aldeia consternada.

Na rua juntaram-se familiares e vizinhos, mas, para já, pouca informação há sobre o que aconteceu no interior da habitação.

As vítimas são um casal, duas filhas e mais um irmão de um dos adultos, com idades compreendidas entre os 8 e os 54. O casal trabalhava numa quinta do Douro.

José Barros, comandante dos bombeiros de Sabrosa, afirmou aos jornalistas, nas proximidades da habitação, que foi um familiar que deu o alerta esta tarde, no entanto a rigidez dos corpos aponta que a morte tenha ocorrido várias horas antes. O familiar terá estranhado o facto de as vítimas não terem aparecido durante todo o dia.

"Pelo sítio onde estão e da forma como estão, devem ter morrido na madrugada de ontem para hoje", referiu.
Vítimas encontradas na cozinha

As vítimas foram encontradas em dois quartos e na sala/cozinha. A casa estava em obras e possui fracas condições.

O comandante fez questão de sublinhar que "não há certezas quanto às causas das mortes", a qual será determinada pela autópsia aos corpos.

No local aponta-se como causas inalação de monóxido de carbono ou a ingestão de cogumelos.

José Barros referiu que "não há nada que possa determinar as causas da morte".

Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou à agência Lusa que a morte das cinco pessoas se deve a uma intoxicação por inalação de monóxido de carbono.
Ambiente é de consternação

O presidente da Câmara de Sabrosa, Domingos Carvas, disse que a situação "é dramática".

"A situação fez tudo, não houve manobras, não houve salvamento, não houve nada. É uma situação muito difícil. É uma desgraça para a família, para a povoação, para o município", referiu.

Domingos Carvas espera, no entanto, que a situação "sirva de alerta", quer tenha tido a ver com a ingestão de cogumelos ou a inalação de monóxido de caborno.

Num espaço da Junta de Freguesia está a ser prestado apoio psicológico, por parte do INEM e da câmara, a familiares e amigos das vítimas.


c/ Lusa

pub