Família Semblano é portuguesa, única no mundo e tem mais de 1000 membros

Emílio Semblano, um português radicado no Brasil, resolveu estudar as suas origens e descobriu que a família Semblano é única no mundo e tem mais de 1000 membros, 300 dos quais vão reunir-se segunda-feira na região de Viseu.

Agência LUSA /

"Não se sabe ao certo quantos são os membros da família Semblano, mas até hoje já consegui contactar e trocar correspondência com mais de 1000 membros", disse à Agência Lusa Emílio Semblano, que vive no Rio de Janeiro há 50 anos.

Espalhada pelos Estados Unidos, Brasil, Portugal, França, Alemanha e Bélgica, a família Semblano existe desde 1640 e a sua origem é portuguesa.

O primeiro membro da família nasceu em 1640 no Porto e chamava- se Gonçalo de Madre Deus Semblano, orador na corte do rei D. Pedro II.

Emílio Semblano, empresário e advogado, adiantou que a maioria dos elementos da família mora em Portugal, nas regiões de Viseu e do Porto, e no Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e Amapá.

"Só no estado do Amapá moram mais de 200 Semblanos", afirmou o emigrante que investiga há 15 anos as suas origens.

Emílio Semblano começou a estudar as suas raízes por curiosidade e por considerar o apelido invulgar, facto que o inquietava.

"Semblano não é um nome muito vulgar porque pertence apenas a uma família", sublinhou.

Durante 15 anos, Emílio fez viagens entre Portugal e Brasil, pesquisou em arquivos e bibliotecas, contactou presencialmente e trocou correspondência com os vários membros da família.

Desta investigação surge o livro "Semblano - Uma família, sua origem e história" que será lançado segunda-feira em Nespereira, no concelho de Cinfães (Viseu) no âmbito do I Encontro Internacional da Família Semblano.

No encontro são esperados cerca de 300 elementos da família residentes em Portugal, Brasil e França.

O livro conta a história desta família de origem portuguesa, traçando a linhagem completa e descrevendo a árvore genealógica.

"Desde a infância que tinha o sonho de descobrir e registar as minhas origens", disse Emílio Semblano, adiantando que o livro atravessa muitas épocas, muitas zonas de Portugal e do resto do mundo e faz a história sumária de todas as famílias que se foram cruzando com os Semblano.

PUB