Farmacêutica eslovena de genéricos KRKA quer entrar nos PALOP este ano

Lisboa, 22 Fev (Lusa) - O grupo farmacêutico esloveno KRKA, que está presente em Portugal, quer entrar "ainda este ano" no mercado dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), primeiro em Angola e depois em Moçambique, disse à agência Lusa fonte da empresa.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O KRKA, que é o sexto maior fabricante de medicamentos genéricos da Europa, já estava no mercado português desde 2007, através da KRKA Portugal, mas "só em Janeiro deste ano iniciou a comercialização dos seus produtos", disse José Pedro Torres, director-geral da empresa.

O responsável apontou a KRKA como "um fabricante da segunda geração de genéricos", mercê da sua experiência de 50 anos no sector.

Em Portugal, a empresa tem um quadro reduzido ligado à casa-mãe, recorrendo à prestação de serviços em regime de outsorcing [subcontratação], que envolve 100 pessoas, incluindo delegados de informação médica.

Para este ano, as estimativas apontam para uma facturação de 10 milhões de euros no mercado português e, no total do grupo, de 950 milhões de euros, com lucros esperados de 160 milhões euros e investimentos no mesmo valor.

A KRKA Farmacêutica foi fundada em 1954 em Novo Mesto, Eslovénia, dispondo de fábricas na Eslovénia, Polónia, Rússia e Croácia, 7.000 trabalhadores em 14 países e 240 inovações (ou patentes) decorrentes da investigação própria, para a qual investe 8 por cento das suas vendas.

Além dos genéricos, a farmacêutica eslovena opera também nos segmentos de OTC (produtos sem receita médica), Cosméticos, Veterinária e Termalismo, entre outros.

O grupo tem como estratégia centrar-se no mercado europeu e da Ásia Central, num espaço compreendido entre "Lisboa e Vladivostok", estando também apostar em Marrocos, mercado este através da casa-mãe.

O laboratório dispõe de 11 medicamentos para doenças cardiovasculares, seis para infecciosas, três para o aparelho disgestivo, seis para o sistema nervoso central e dez OTC, entre outros.

AV.

Lusa/Fim


PUB