EM DIRETO
Depressão Marta a caminho de Portugal. A evolução do estado do tempo ao minuto

Farmácias com falta de vacinas da gripe para pessoas fora dos grupos elegíveis

Farmácias com falta de vacinas da gripe para pessoas fora dos grupos elegíveis

Associação Nacional de Farmácias (ANF) admitiu hoje dificuldades na vacinação contra a gripe de pessoas que não integram os grupos elegíveis, tendo em conta a falta de vacinas nos laboratórios para o chamado contingente privado.

Lusa /
António Pedro Santos - Lusa

"Existem constrangimentos na aquisição de vacinas junto dos distribuidores para pessoas que pretendem vacinar-se, mediante receita médica, fora dos grupos com direito à vacinação gratuita", adiantou a ANF à agência Lusa.

A associação liderada por Ema Paulino salientou ainda que não se verifica falta de vacinas nas farmácias para as pessoas que integram os grupos elegíveis e que podem ser vacinadas no âmbito da campanha sazonal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Até ao momento, a informação de que dispomos indica que os laboratórios já confirmaram não possuir mais vacinas destinadas ao contingente privado", referiu a ANF.

Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, que definiu o objetivo de vacinar 2,5 milhões de pessoas contra a gripe, cerca de 2,3 milhões de vacinas já foram administradas desde setembro, quando se iniciou a atual campanha sazonal de outono-inverno.

A cobertura vacinal da população com mais de 60 anos está nos 60,7%, sendo mais elevada nos idosos com 85 ou mais anos (83,1%).

Esta semana, a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, manifestou-se satisfeita com a resposta dos portugueses ao apelo das autoridades para a vacinação contra a gripe e com o aumento da adesão nos profissionais de saúde.

A campanha de vacinação Sazonal outono-inverno 2025-2026 decorre até 30 de abril de 2026 em unidades de saúde do SNS e em 2.500 farmácias comunitárias.

PUB