Feira da caça abre sexta-feira em Sousel com 100 expositores
Cerca de uma centena de expositores vão apresentar-se na 17ª edição da Feira da Caça e do Campo (Fescaça), que abre as portas sexta-feira em Sousel, distrito de Portalegre, anunciou hoje a organização.
O certame, que já teve várias designações, incluindo Fescampo, regressou em 2006 ao nome de origem, passando a centrar-se apenas na actividade cinegética.
Em declarações à agência Lusa, o presidente do município de Sousel, Armando Varela, garantiu que o certame deste ano pretende dar um maior destaque à componente cinegética.
De acordo com o autarca, a feira vai potenciar a visita de caçadores a Sousel, considerada "a capital da caça", onde encontram "uma grande variedade" de artigos para a actividade cinegética.
Armando Varela realçou como um dos pontos altos do certame o colóquio que está marcado para sábado, às 10:30, subordinado ao tema "Nova Lei das Armas: Benéfica ou Prejudicial?".
Segundo o autarca, está prevista a participação no colóquio de armeiros, caçadores e responsáveis associativos destas áreas, um responsável da PSP, e representantes dos grupos parlamentares (PS, PSD, PCP e CDS-PP).
O programa da feira, que se prolonga até domingo, integra ainda corridas de toiros, demonstrações de falcoaria e de cães de parar, gastronomia, animação musical, espectáculo de arte equestre militar e um espectáculo piromusical, no encerramento.
A feira envolve ainda a venda de produtos regionais com destaque para o vinho, azeite, queijos e enchidos.
O município de Sousel criou a Fescaça em 1991 pelo facto da Enasel (Turismo Cinegético) ter sido a primeira reserva de caça deste género a ser constituída em Portugal.
A Fescaça é uma iniciativa da Câmara Municipal de Sousel e da ENASEL.