Feira dos Passarinhos volta a vender aves

O vereador das Actividades Económicas da Câmara do Porto, Manuel Sampaio Pimentel, garantiu hoje estarem reunidas as condições necessárias para a venda e exposição de aves na tradicional Feira dos Passarinhos, na Cordoaria.

Agência LUSA /

A venda de aves na feira semanal que se realiza todos os domingos na Cordoaria foi proibida a 30 de Outubro devido ao perigo de propagação da gripe das aves e foi retomada hoje por decisão da Câmara Municipal.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Sampaio Pimentel disse que a Câmara fez uma avaliação de risco conforme foi solicitado pela Direcção Nacional de Veterinária e pela Direcção-Geral de Saúde e foi informada no início da semana passada que a venda de pássaros na feira poderia reiniciar-se desde que cumpridas determinadas condições.

Manuel Sampaio Pimentel apontou o exemplo de os pássaros terem de estar agora a um mínimo de 30 centímetros do chão e a obrigatoriedade de existirem lonas envolventes.

"São condições básicas de higiene rapidamente exigíveis aos feirantes, sendo certo que os funcionários municipais estarão atentos ao cumprimento destas regras", disse.

O vereador considerou que a câmara municipal "não deve ser um veículo de alarme social e, tendo sido comunicado pela Direcção Regional da Agricultura que a feira poderia reabrir nos seus moldes habituais, não fazia sentido penalizar os feirantes".

A Câmara Municipal avisou os feirantes da decisão no decorrer desta semana.

PUB