Fenprof acusa Ministério da Educação de obrigar escolas a correrem riscos desnecessários

por Antena 1

Reuters

A Federação Nacional dos Professores aponta o dedo ao Ministério da Educação e fala em riscos acrescidos nas aulas de Educação Moral e Religiosa com alunos de turmas diferentes.

Refere que os problemas não são só nesta disciplina e aponta a falta de distanciamento entre estudantes, também nas aulas de Tecnologias da Informação e Comunicação.

O líder Mário Nogueira diz à Antena 1 que estes casos podem levar ao encerramento de alguns estabelecimentos de ensino por surtos de Covid-19.

Contactado pela Antena 1, o gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues esclarece que, no caso da junção de turmas, isso acontece para permitir o funcionamento da disciplina de Educação Moral e Religiosa, estando, nestes casos, garantido o distanciamento nas salas de aulas já que as turmas mistas são pequenas.

Quanto às aulas de Tecnologias da Informação e Comunicação, nas quais dois alunos têm de partilhar um único computador, o Ministério avança que, tal como noutras disciplinas de cariz prático, as escolas têm adotado práticas de higienização reforçada, sempre que existe manipulação de materiais.
pub