Fernando Medina reage a buscas na CML. "Estou tranquilo"

por RTP

Foto: Mário Cruz - Lusa

"Estou tranquilo com tudo aquilo que conheço e que tenho dever de acompanhar", afirmou esta terça-feira o autarca Fernando Medina, ao reagir às buscas da Polícia Judiciária nas instalações da Câmara Municipal de Lisboa no Campo Grande e nos Paços do Concelho.

As diligências estão relacionadas com suspeitas de corrupção em oito processos de obras municipais e urbanismo, "alguns com vários anos e já conhecidos", sublinhou o presidente da Câmara da capital, entrevistado nos Paços do Concelho.

"Estamos a colaborar de forma muito ativa e muito clara" com o Ministério Público e com a Polícia Judiciária, para que "tudo se esclareça", de forma a "garantair a confiança e a idoneidade da Câmara e dos seus serviços", sublinhou Medina.

O autarca sublinha que o organismo a que preside conta com a presença de "poder e oposição dentro do executivo, tem uma assembleia municipal", cuja função é escrutinar todas as decisões.

"Reafirmo a confiança nas pessoas que aqui trabalharam e trabalharam", continuou, ao responder a perguntas sobre o ex-vereador dos pelouros investigados, Manuel Salgado.

As buscas - dez domiciliárias e 18 não domiciliárias - foram conduzidas pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção, com o apoio da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática, juntamente com magistrados do Ministério Público.

Para além de Lisboa, houve também operações em Sintra, Cascais, Caldas da Rainha e Alvor.

Em causa estarão crimes de abuso de poder, participação económica em negócio, corrupção, prevaricação, violação de regras urbanísticas e tráfico de influências.

A investigação resultou de várias denúncias, algumas feitas pelo próprio município.
pub