Fernando Santos Neves é o novo reitor da Lusófona do Porto

Fernando Santos Neves é o novo reitor da Universidade Lusófona do Porto (ULP), anunciou fonte da ULP.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Considerado o pai teórico da "Lusofonia" (cuja palavra terá introduzido na Língua Portuguesa), Fernando Santos Neves é um entusiasta da "Declaração de Bolonha", que provocou a reestruturação do ensino superior na União Europeia.

Doutor em Filosofia e em Ciências Sociais Aplicadas e Pensamento Contemporâneo, o novo reitor é co-fundador da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O académico foi professor de Ciências Políticas na Universidade de Paris e na Universidade Nova de Lisboa, tendo craido a primeira licenciatura de Ciência Política em Portugal (Universidade Lusófona, em 1991).

Fundou as "Semanas Portuguesas de Teologia", as "Semanas Sociológicas", a "Sociedade Africanológica de Língua Portuguesa (SALP)" e a "Associação dos Cientistas Sociais do Espaço Lusófono (ACSEL)", tendo também introduzido nas universidades portuguesas a disciplina "Introdução ao Pensamento Contemporâneo".

O novo reitor da ULP publicou diversas obras no âmbito dos Estudos Teológicos, dos Estudos Africanos, dos Estudos Lusófonos, dos Movimentos de Libertação e do "Ecumenismo Universal".

Foi responsável pelo lançamento da "Editorial Colóquios (Luanda, 1968), "Edições ETC" (Paris, 1973) e "Edições Universitárias Lusófonas", (Lisboa, 1992).

O novo reitor é também coordenador da Unidade de Estudos e Investigação "Ciência, Tecnologia e Sociedade", da Fundação para a Ciência e Tecnologia.


PUB