Ferry com 70 pessoas a bordo encalhou nos Açores

por RTP
Os passageiros do ferry <i>Mestre Simão</i>, que fazia a ligação entre Pico e Faial, foram resgatados, sem notícia de feridos Lino Borges - Lusa

Um ferryboat que fazia a ligação entre as ilhas do Faial e do Pico encalhou este sábado junto aos ilhéus da Madalena. Foram entretanto resgatados todos os 61 passageiros e nove tripulantes que estavam a bordo.

O ferryboat Mestre Simão, da companhia AtlânticoLine, tem capacidade para transportar três centenas de passageiros. Quando encalhou, o navio transportava 70 pessoas.
A operação de evacuação do navio durou meia-hora, segundo a Capitania do Porto da Horta.
Ouvido na RTP3, o comandante Rafael da Silva, da Capitania do Porto da Horta, adiantou que “o alarme foi recebido cerca das 9h30” deste sábado.

“De imediato empenhámos meios da Polícia Marítima e da estação salva-vidas da Horta, sendo que o navio, com o treino e certificação que tem, tomou as medidas de emergência que estão previstas, procedeu à evacuação dos tripulantes para uma jangada, que foi depois rebocada, sendo acompanhada pela Polícia Marítima”, explicou.

“Foi rebocada por uma embarcação semirrígida que faz a operação marítima turística e foi levada para o porto da Madalena do Pico. Podemos acrescentar que os 61 passageiros e toda a tripulação foram salvos e encontram-se já em terra”, acrescentou o responsável.

Ainda segundo o comandante Rafael da Silva, “não houve registo de quaisquer ferimentos” no decurso da operação de resgate.

“É natural que as pessoas estejam - algumas delas, pelo menos - assustadas. É uma experiência que pode ser traumática, como se deve calcular. Contudo, estão bem de saúde, que é o mais importante”, acentuou.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera havia prolongado este sábado o aviso amarelo devido a agitação marítima para as ilhas do grupo central do arquipélago dos Açores até às 11h00 locais (12h00 em Lisboa).

O capitão do Porto da Horta disse que as autoridades vão agora “avaliar as condições de mar para o local onde se encontra o navio”, antevendo que deverão “dificultar muito as operações que se seguirão”.
"Questões que têm de ser avaliadas"

Em declarações à reportagem da Antena 1 no local, o presidente da autarquia da Madalena e responsável pela Proteção Civil, José António Soares, fez alguns reparos às condições de navegabilidade na zona.

“Uma manhã improvável. Ninguém esperaria estar neste momento numa situação desta natureza. Felizmente que não há, para já, vítimas a lamentar. Em termos de feridos também não. Existem algumas pessoas que estão no centro de saúde e que estão a ser acompanhadas, porque a situação assim o exige, em termos de pânico, de ansiedade”, apontou.

“Há questões que têm de ser avaliadas, de futuro, a todos os níveis, a nível da segurança do porto, das intervenções do porto, da forma como são feitas, e também do ponto de vista do apoio que existe em terra, de quem supervisiona estas operações”, advertiu José António Soares.
Tópicos
pub