Festa da Ria Formosa com muito marisco
Uma tonelada de mariscos vários e a gastronomia típica do Algarve vão estar à disposição dos gastrónomos a partir desta quinta-feira em Faro para a "Festa da Ria Formosa", evento que se prolonga até 07 de Agosto.
O Largo da Sé de Faro, em plena zona histórica da capital algarvia, é o palco escolhido para 24 tasquinhas recheadas de marisco da Ria Formosa, e não só, inaugurarem a 12ª edição da Festa da Ria Formosa.
A festa, de entrada gratuita, propõe um cardápio rico de amêijoa, camarão, sapateiras, lavagante, lingueirão, berbigão, conquilha, caranguejo e mexilhão.
Os acepipes com mais saída são as ostras na chapa, o tradicional xerém (papas de milho), cataplanas, arroz e feijoada de marisco, feijoada de buzinas e camarão frito ou grelhado.
Este ano são esperados 100 mil visitantes, um número que todos os anos tem vindo a aumentar, disse à Lusa um dos responsáveis por este evento gastronómico, António Labóia, presidente da Vivmar (Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa).
A festa da Ria Formosa tem ainda uma tasquinha dedicada à venda de doçaria regional e outro espaço para o clube de futebol de Faro - Farense - angariar verbas com a venda de imperiais, contou o presidente da Vivmar.
Todos os manjares vão ser regados com milhares de litros de cerveja e as noites serão animadas com música tradicional, teatro e fantoches, entre as 19:00 e as 02:00.
A Festa da Ria Formosa, organização conjunta da Câmara Municipal de Faro e Vivmar, tem o objectivo de sensibilizar a opinião pública para a preservação da "mais rica zona lagunar do País" e uma das maiores do mundo.
Num outro concelho perto de Faro, em São Brás de Alportel, vai também decorrer de 29 a 31 de Julho a "Feira da Serra", conhecida pelos seus produtos biológicos e pelo artesanato e música portuguesa e celta que este ano sobe ao palco.
Também na sexta-feira arranca em Pêra (Silves) o Arraial do Petisco, onde as papas de milho, lulinhas fritas e salada de polvo são as rainhas do certame que termina a 07 de Agosto.
Na vila de Estômbar, a 9º edição da Feira das Tasquinhas Algarvias termina no domingo, dia 31, mas até lá os gastrónomos podem deslocar-se para degustarem dezenas de pratos regionais algarvios, nomeadamente carapaus alimados ou feijoada de buzinas, e apreciarem os licores e o artesanato local.
CCM.
Lusa/Fim