Festa de rua e romagem no Porto, obras de Bernardino Machado, em Famalicão
Um "hapenning" artístico na Rua Cândido dos Reis, Porto, e o lançamento do 1/o volume das "Obras Completas de Bernardino Machado", em Famalicão, são iniciativas que assinalam sexta-feira a Instauração da República em Portugal.
Na Rua Cândido dos Reis vão realizar-se oito performances, quatro intervenções audiovisuais, três concertos de música e dois workshops para crianças, programados pela Associação Plano B.
A data de 05 de Outubro para a realização deste evento foi escolhida pela relação que o vice-almirante Cândido dos Reis, que deu nome à rua, teve com a implantação da república, em 05 de Outubro de 1910.
Cândido dos Reis, eleito deputado em 1910 pela lista republicana, suicidou-se em 04 de Outubro desse ano, convencido de que iria falhar o golpe de Estado que conduziu à implantação da república no dia seguinte.
Em comunicado, a associação cultural Plano B refere que estão programadas também instalações artísticas, um "vídeo-picnic" à hora de jantar, exposições de pintura e fotografia, "mostra de craft", leilão de "perdidos e achados" e "jogos pouco tradicionais".
O festival "Se esta rua fosse minha..." começa às 14:00 com a actuação da escola de percussão Per`curtir, a que se seguirão várias performances, entremeadas por mais dois concertos, dos projectos Cristal e Anónima Nuvolari (cancioneiro popular italiano).
As comemorações do 05 de Outubro no Porto incluem também uma sessão pública de homenagem aos republicanos de que consta a deposição de uma coroa de flores no busto de Afonso Costa, no Campo 24 de Agosto.
Organizada pela Associação Cívica 31 de Janeiro, a sessão contará com a presença da Governadora Civil do Porto, Isabel Oneto, e do presidente da autarquia local, Rui Rio.
Esta homenagem inicia-se quinta-feira à noite, no Ateneu Comercial do Porto, com uma sessão musical, intitulada "3 vozes, 3 gerações".
Em Famalicão, está previsto um conjunto de iniciativas no Museu Bernardino Machado, destacando-se a apresentação do 1/o volume das "Obras Completas de Bernardino Machado", na área da Ciência e a inauguração da exposição documental "Bernardino Machado: o 5 de Outubro Redivivus".
Além dos textos dedicados à Ciência, o museu irá publicar, em breve, as "Obras Completas de Bernardino Machado", nas áreas da "Obra Pedagógica", da "Obra Política" e "A Correspondência".
Para assinalar a Implantação da República, o museu irá inaugurar ainda uma exposição constituída por documentos evocativos do 05 de Outubro.
Os documentos inéditos foram recentemente doados ao museu pelos netos de Bernardino Machado, Manuel Sá Marques e Aquilino Ribeiro.
O Museu Bernardino Machado, que faz parte da Rede Portuguesa de Museus, tem entre os seus objectivos perpetuar e divulgar a memória de Bernardino Machado, um famalicense por adopção que foi presidente durante a I República.
Em Vila do Conde, o 97/o aniversário da implantação da República em Portugal será assinalado com uma romagem ao cemitério do Monte do Mosteiro, onde será colocada uma coroa de flores em honra dos republicanos falecidos.