Festival Covilhã mostra novos helicópteros e esquadras acrobáticas Força Aérea

Os novos helicópteros EH-101 "Merlin" e esquadras acrobáticas da Força Aérea Portuguesa são os destaques do festival aéreo das Jornadas Aeronáuticas da Covilhã, que decorre entre sábado e segunda-feira, anunciou a organização.

Agência LUSA /

O Aeródromo Municipal da Covilhã vai receber ao longo do festival os campeões europeus de acrobacia aérea em helicóptero, a Esquadra 552 da Base Aérea de Beja, liderada pelo major Filipe Azinheira.

Para domingo está marcada a participação da Esquadra 751, do Montijo, com os novos helicópteros EH-101 "Merlin", recentemente adquiridos pela Força Aérea Portuguesa.

Também no domingo, dois caças F16, da Base Aérea de Monte Real, que vão sobrevoar a baixa altitude o Aeródromo da Covilhã.

Haverá ainda demonstrações do Pitts-Special pela Aerobática, a única empresa portuguesa de aviões civis que se dedica a acrobacias.

O festival contempla ainda provas de aeromodelismo ao longo dos três dias, bem como baptismos de voo.

Este ano, o festival recebe a volta aérea da Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve (APAU).

A iniciativa junta cem pilotos, parte sábado de Águeda e termina segunda-feira em Vendas Novas.

A passagem na Covilhã está marcada para domingo entre as 12:00 e as 12:30.

O festival aéreo foi antecedido de um programa de conferências e debates sobre o sector da Engenharia Aeronáutica, realizadas na Universidade da Beira Interior.

As Jornadas Aeronáuticas da Covilhã são organizadas anualmente pelo núcleo de estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (UBI), para promoverem o curso e o contacto com o mundo empresarial.


PUB