Ficha técnica do barómetro da Universidade Católica

O barómetro que aponta que a maioria dos portugueses vai passar as férias em casa foi realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa.

Alice Vilaça /
A sondagem foi realizada para a Antena1, RTP, Diário de Notícias e Jornal de Notícias nos dias 26 e 27 de maio de 2012.

O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal continental.

Foram selecionadas aleatoriamente 19 freguesias do país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II (2001) e por freguesias com mais e menos de 3200 recenseados. A seleção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2009 e 2011 nesse conjunto de freguesias, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma, estivessem a menos de 1 por cento dos resultados nacionais dos cinco maiores partidos.

Os domicílios em cada freguesia foram selecionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais recente aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. Foram obtidos 1366 inquéritos válidos, sendo que 58 por cento dos inquiridos eram do sexo feminino, 33 por cento da região Norte, 21 por cento do Centro, 33 por cento de Lisboa e Vale do Tejo, 6 por cento do Alentejo e 6 por cento do Algarve.

Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição de eleitores residentes no continente por sexo, escalões etários, região e habitat na base dos dados do recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 49,1 por cento*. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1366 inquiridos é de 2,7 por cento, com um nível de confiança de 95 por cento.

* A taxa de resposta é estimada dividindo o número de inquéritos realizados pela soma das seguintes situações: inquéritos realizados; inquéritos incompletos; não contactos (casos em que é confirmada a existência de um inquirido elegível mas com o qual não foi possível realizar a entrevista); e recusas.
PUB