Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Figueiró dos Vinhos defende pacto de regime para uma nova visão da floresta

por Lusa

Figueiró dos Vinhos, Leiria, 29 jun (Lusa) - A Assembleia Municipal de Figueiró dos Vinhos aprovou uma moção na segunda-feira, por unanimidade, que defende "um pacto de regime com medidas que consolidem uma nova visão estratégica para a floresta portuguesa".

A moção, aprovada pelas três bancadas (PS, PSD e CDS), reivindica ao Governo e à Assembleia da República medidas para a floresta, bem como respeito pelo "mundo rural", de forma que o país não continue "a manter uma visão do interior desajustada, desequilibrada e, sobretudo, injusta e arcaica, como se só nas grandes cidades do litoral existisse vida a respeitar".

Os deputados municipais exigiram "consideração e atenção dos poderes públicos", não apenas nos momentos "mediáticos de catástrofes".

A Assembleia Municipal de Figueiró dos Vinhos, um dos concelhos afetados pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, exigiu que as leis "respeitem a vida das pessoas, a sua segurança, o seu bem-estar", o meio ambiente, as florestas do concelho e o reavivar da "Sintra do Norte".

"É tempo de se valorizar o interior, em comunhão de esforços com os autarcas e com todas as forças vivas que por aqui se vão aguentando e investindo", lê-se na moção da Assembleia Municipal, presidida pelo também líder da UGT, Carlos Silva, a que a agência Lusa teve acesso através de uma nota de imprensa do PSD de Figueiró dos Vinhos.

Nessa nota de imprensa, o PSD local critica as declarações de Carlos Silva, que, na terça-feira, disse que a assembleia tinha aprovado uma moção de "rejeição em relação a determinados aproveitamentos políticos".

Essa afirmação "não corresponde à verdade", nota o partido social-democrata, apelando no mesmo comunicado à "máxima responsabilidade e serenidade".

Na moção, apenas é possível ler que importa respeitar "o silêncio que se impõe pelos mortos", que devem ser honrados, bem como apoiar e colaborar com as "famílias enlutadas".

"Carlos Silva vai muito mais além do que foi escrito na moção", disse à agência Lusa o presidente da concelhia do PSD, Filipe Silva, referindo, no entanto, que qualquer "aproveitamento político é condenável, seja de um lado ou do outro".

Tópicos
pub