Filosofia e Português levam milhares de alunos do 9.º e do 12.º ano a exame

A época de exames nacionais do ensino secundário começa esta manhã com a realização da prova de Filosofia, que vale 30 por cento da nota final dos alunos. Estão inscritos 12.210 alunos, dos quais 8.471 são internos. Os alunos do nono ano são chamados esta terça-feira a prestar as provas finais da disciplina de Português. O teste é obrigatório, o que significa que quase 106 mil alunos deverão ir a exame.

Ana Laura /

Foto: Nuno Veiga/Lusa

A presidente da Associação de Professores de Português, Edviges Ferreira, explica à Antena 1 que este exame tem um peso de 30 por cento para a nota final. Por exemplo, um aluno que vá a exame com um 3 de nota só desce para 2 se tiver 1 no exame.

A responsável esclarece que esta é sobretudo uma forma de os alunos aferirem os conhecimentos que adquiriram ao longo do ano, tendo em conta que não tem grande influência a nível prático.

Quanto ao exame do final do ensino secundário, o presidente da Associação de Professores de Filosofia, Alexandre Franco de Sá, afirma à Antena 1 que este exame é importante para a conclusão do ensino secundário e para dar elementos de acesso ao ensino superior, até porque esta prova é exigida para a entrada em vários cursos superiores.

(com Sandra Henriques)
PUB