Fluxo migratório mais importante é oriundo do Brasil, director SEF

O director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, revelou hoje que actualmente o fluxo migratório mais importante e intenso para Portugal é oriundo do Brasil.

Agência LUSA /

"O fluxo de imigrantes brasileiros é o mais importante que neste momento existe em direcção a Portugal", referiu Jarmela Palos, no final de uma reunião com o bispo responsável pela pastoral dos brasileiros no exterior, D. Laurindo Guizzardi, que hoje iniciou uma visita a Portugal.

O director-geral adiantou que continuam a chegar a Portugal cidadãos oriundos dos Países Africanos de Língua Portuguesa e que a imigração de Leste diminuiu.

"Neste momento os cidadãos de Leste imigram para Portugal através do reagrupamento familiar", disse, sublinhando que também existe uma preocupação especial com os fluxos migratórios oriundos da China, apesar de não se assistir a uma entrada maciça no país.

O reagrupamento familiar permite que, a partir do momento em que o imigrante está em situação legal, a família directa (filhos e cônjuge) possa também vir para Portugal.

De acordo com o director-geral do SEF, vivem legalmente em Portugal 85.344 brasileiros, sendo a maior comunidade estrangeira residente no país.

Sobre os ilegais, Jarmela Palos escusou-se a avançar dados, acrescentando que "qualquer número sobre essa matéria é especulativo".

O mesmo responsável frisou que o SEF está empenhado no combate à imigração ilegal, existindo uma cooperação intensa entre as autoridades dos dois países, nomeadamente entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Polícia Federal brasileira.

Os contactos e a cooperação também são elevados ao nível do combate do tráfico de seres humanos, designadamente de mulheres.

"As autoridades portuguesas estão em articulação com as brasileiras para minimizar o fenómeno do tráfico de mulheres. O SEF e a Polícia Federal contactam diariamente", realçou.

Jarmela Palos fez ainda "um balanço positivo" do acordo entre Portugal e Brasil sobre a contratação recíproca de trabalhadores, conhecido como "Acordo do Lula", sublinhando que já foram legalizados 14.346 brasileiros.

Por sua vez, o bispo responsável pela pastoral dos brasileiros no exterior destacou o esforço que Portugal tem feito para conseguir regularizar a situação dos brasileiros.

D. Laurindo Guizzardi manifestou-se também preocupado com o tráfico de seres humanos.

"Muitas pessoas são iludidas e levadas para a imigração com o propósito de um trabalho honesto, mas quando chegam ao país de destino são encaminhadas para a prostituição", disse, adiantando que a igreja brasileira vai utilizar os meios de comunicação social para alertar a população para este fenómeno.

A visita de D. Laurindo Guizzardi a Portugal, que se prolonga até segunda-feira, insere-se na 33ª Semana das Migrações, que decorre em Fátima e tem como ponto alto a peregrinação do Migrante e do Refugiado, que será presidida pelo prelado brasileiro.

O bispo disse que durante a visita vai ainda contactar com os brasileiros que vivem em Portugal para conhecer a sua realidade social e humana.

O prelado brasileiro pretende ainda estabelecer parcerias de colaboração que contribuam para a integração dos cidadãos oriundos do Brasil.

PUB