Fogo em Nisa, Portalegre, mobiliza mais de 100 bombeiros e nove meios aéreos
O incêndio que lavra desde o início da tarde em Nisa, Portalegre, era às 18:40 o que mobilizava maior número de meios de combate, informou o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
Para este fogo, que deflagrou às 14:06 na localidade de São Matias e consome floresta, foram mobilizados dois aerotanques pesados Canadair e, segundo fonte do Ministério da Administração Interna, dois aviões pesados Beriev já levantaram voo da base aerea de Monte Real, Leiria, para combater as chamas.
Esta é a primeira vez que estas aeronaves combatem um fogo este Verão.
No local estão agora 111 bombeiros, apoiados por 30 veículos, três helicópteros, dois aerotanques ligeiros e dois pesados Canadair, além dos dois Beriev.
O segundo comandante distrital de operações de socorro está no terreno, bem como uma equipa de fogos tácticos de supressão.
O governador civil de Portalagre, o vice-presidente da Câmara e o técnico Florestal Municipal já se encontram no terreno, segundo o sítio de Internet do SNBPC.
Está também por circunscrever outro incêndio que lavra em Arouca, distrito de Aveiro, e que mobiliza neste momento 123 homens, 32 veículos e um helicóptero.
Este incêndio, em Sarabigães, iniciou-se por volta das 17:14.
No concelho de Mértola, 41 bombeiros apoiados por 12 veículos e um helicóptero combatem um fogo que deflagrou às 17:37 na localidade de Mesquita e consome mato.