Fogo já terá destruído 200 hectares do parque Natural do Guadiana

Cerca de 200 hectares do Parque Natural do Vale do Guadiana já terão sido consumidos pelo incêndio que lavra naquela área protegida desde cerca das 10:00 de hoje, disse o presidente da Câmara local, Mértola.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em declarações à agência Lusa, Jorge Pulido Valente disse que o fogo iniciado junto à Ribeira do Vascão, que separa o Algarve do Alentejo, está a ser difícil de combater devido ao terreno muito acidentado e ao vento forte.

Embora ainda não disponha de dados precisos, o autarca, que já esteve no local e conta regressar lá ainda hoje, disse que as chamas terão já destruído uma área aproximada dos 200 hectares, principalmente de mato (estevas).

"É uma zona muito selvagem", considerou o presidente da Câmara, para ilustrar a dificuldade nos bombeiros em combater o fogo.

O parque Natural do Vale do Guadiana ocupa uma vasta área adjacente ao grande rio do sul com a extensão total de 69 mil hectares.

Cerca das 17:00, e de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), estavam a combater aquele fogo 124 bombeiros, com 36 veículos e auxiliados por dois helicópteros e os dois aviões-tanque Beriev, os maiores do mundo, alugados pelo Governo na época de fogos.

Foram também destacados para o local dois grupos de especialistas no uso de contra-fogo, para tentarem travar o avanço das chamas.

À mesma hora apenas continuava activo e por controlar outro incêndio de proporções consideráveis, no Sardoal, distrito de Santarém, que mobilizava 156 bombeiros, 44 viaturas, um helicóptero e dois aviões-tanque.

Este fogo começou às 13:46 e está também a ser combatido por duas equipas de Análise e Uso de Fogo.

Os restantes incêndios que deflagraram durante a tarde foram todos dados como extintos pela ANPC.


PUB