Força Especial de Bombeiros vai ser instalada em Estremoz

Estremoz, Évora, 02 Abr (Lusa) - Uma Força Especial de Bombeiros (FEB), mais conhecida por "Canarinhos", composta por 30 elementos, vai ser instalada em Estremoz, onde ficará também um heliporto, com um helicóptero, revelou hoje o presidente do município, José Alberto Fateixa.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em declarações à agência Lusa, o autarca garantiu que a estrutura de bombeiros profissionais vai ser instalada em breve, após a assinatura de um protocolo entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil e o município de Estremoz.

A FEB assume-se como unidade profissional de bombeiros apta a intervir em qualquer cenário no domínio da protecção e do socorro, em território nacional ou fora do país.

Esta estrutura, que depende técnica e operacionalmente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, teve em 2007 quatro grupos atribuídos a quatro distritos: Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

De forma a garantir a gradual cobertura do território continental, foi decidido o alargamento este ano da área de intervenção, com uma segunda companhia atribuída aos distritos de Évora e Beja, sendo que no distrito de Évora ficará sedeada em Estremoz.

A FEB é utilizada, sobretudo no ataque inicial a incêndios florestais, por via aérea ou terrestre.

Em Estremoz, a estrutura vai ser instalada no lugar que estava destinado ao parque de campismo da cidade, junto à mata municipal, onde estão a decorrer obras de reconversão do espaço.

José Alberto Fateixa indicou ainda que aquela Força Especial de Bombeiros vai ficar em regime permanente, num local próximo do quartel dos bombeiros voluntários locais, ficando sem efeito, por enquanto, o parque de campismo, naquele local.

Ao município de Estremoz compete, de acordo com o autarca, ceder o espaço, o edifício existente no local, construir o heliporto e efectuar os respectivos arranjos exteriores.

Para o autarca, este investimento do município, cujo valor não indicou, representa "uma melhoria das condições de segurança das pessoas e das propriedades", numa zona onde existem as serras d´Ossa e de Sousel.

TCA.

Lusa/Fim


PUB