Fórum Social do Porto junta responsáveis pela política europeia

por Lusa
O Porto junta responsáveis pela política social europeia D.R.

O Fórum Social do Porto decorre entre hoje e sábado, no Pavilhão Rosa Mota, para avaliar o progresso nos objetivos traçados há dois anos durante cimeira organizada pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

 programa oficial do fórum está apenas previsto para sábado, mas esta sexta-feira realizar-se-ão os eventos paralelos, no Palácio de Cristal.

Às 11h30 está prevista a intervenção inicial do encontro pelo comissário europeu para o Emprego e os Direitos Humanos, Nicolas Schmit, que vai participar em representação da Comissão e viajou até ao Porto para fazer um balanço dos compromissos feitos em 2021 pelos Estados-membros.

Seguem-se três painéis ao longo da manhã e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social vai discursar pelas 13h15. O programa vai continuar durante a tarde com debates, por exemplo, sobre a acessibilidade de competências digitais transversal a todos os cidadãos da UE.

De acordo com a informação disponibilizada, há dois pontos na agenda deste encontro: a reafirmação da estratégia definida há dois anos no Pilar Europeu dos Direitos Humanos e a adoção de uma posição conjunta das presidentes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, assim como de outras organizações, por exemplo, sindicatos e plataformas sociais.
pub