Fotografias no Hi5 foram colocadas por agente, mas divulgadas na imprensa

As fotografias de operações da PSP divulgadas na Internet foram publicadas por órgãos de comunicação social e colocadas no Hi5 por um elemento da Escola Prática de Polícia, disse hoje à agência Lusa fonte da PSP.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

De acordo com a mesma fonte, "nenhuma das fotografias foi tirada por agentes da PSP", mas sim por repórteres fotográficos, tendo "todas as imagens" sido publicadas em vários órgãos de comunicação social.

Essas fotografias foram depois utilizadas por um elemento da Escola Prática de Polícia, que as colocou na Internet.

"Quem as colocou na Internet assumiu que o tinha feito e quando surgiram as notícias e retirou-as imediatamente", acrescentou.

A fonte disse ainda que a pessoa em causa garante que não escreveu nenhum dos comentários jocosos que acompanhavam as fotografias e que o fez para que se soubesse que a "polícia estava a actuar".

Fotografias de operações da PSP com imagens de pessoas deitadas no chão, a serem revistadas contra uma parede e detidas estavam há meses a circular no Hi5 acompanhadas por comentários considerados ofensivos de agentes daquela corporação.

"Acabem com os mitras", "Força companheiros", "Mais um dentro", "Abram alas p`ro... choque!!" e "Só é pena algumas caírem para o lado" eram alguns dos comentários.

As imagens são na sua maioria de operações que decorreram no bairro da Cova da Moura, na Amadora.

A mesma fonte disse ainda que a PSP ainda está a investigar quem são os autores dos comentários, uma vez que exibiam nas suas páginas pessoais do Hi5 fotografias deles próprios com a farda de trabalho e em situações de treino, e em que podem ser vistos com armas automáticas, caçadeiras e junto a carros blindados.

PUB