Freguesia lisboeta do Beato reforça programa de apoio a famílias e idosos carenciados
Lisboa, 01 jan (Lusa) -- A Junta de Freguesia do Beato, em Lisboa, vai disponibilizar a partir deste janeiro um serviço de transporte gratuito para levar idosos e pessoas com deficiência a consultas médicas, ao banco ou a outros serviços públicos.
Num comunicado, aquela junta explica que decidiu reforçar o programa "Beato Solidário", destinado a apoiar famílias e idosos carenciados da freguesia, e que esta é uma das novas medidas que será tomada este ano, que agora começa.
A partir deste ano, o programa irá também apoiar os idosos em pequenas reparações nas suas habitações e facultar materiais de construção para obras em casa de famílias com pouco recursos.
O reforço do programa "Beato solidário" visa "dar respostas sociais a várias situações que têm chegado à Junta de Freguesia tendo em conta a crise económica e social", esclarece a autarquia no comunicado.
De acordo com a junta, "os pedidos de ajuda vêm essencialmente de pessoas que estão em situação de desemprego, isolamento ou carências várias". Cerca de 300 famílias beneficiam do programa "Beato Solidário".
Este programa permite o acesso a um fundo de emergência social, apoio alimentar para famílias comprovadamente de baixos recursos, descontos na fatura da água da EPAL, serviços de enfermagem gratuitos no Espaço Saúde da responsabilidade da Junta de Freguesia, ATL´s para crianças, um Espaço Jovem para jovens dos 10 aos 14 anos, entre outras medidas.
O "Beato Solidário" dá também acesso a uma lavandaria social e lavadouro social.
A Junta de Freguesia acrescenta que aderiu recentemente ao movimento desperdício zero, que vai permitir doar refeições a famílias necessitadas da freguesia a partir de janeiro.
A freguesia do Beato tem atualmente 13.500 habitantes, dos quais cerca de 4.000 são pessoas com mais de 65 anos.
A taxa de desemprego naquela freguesia ronda os 19%, segundo dados da autarquia.