Funcionárias do Centro de Saúde de Sines regressam ao trabalho após três dias de "desemprego"
Quatro funcionárias do Centro de Saúde de Sines, cujo o fim do contrato obrigou a três dias de "desemprego", regressaram segunda-feira ao trabalho, depois da renovação do acordo laboral, divulgou hoje a união de sindicatos da região.
"Temos motivos para estar satisfeitos com a readmissão das funcionárias, decisão que o Ministério da Saúde tomou em consequência da nossa luta", disse à agência Lusa Egídio Fernandes, da união sindical do litoral alentejano, afecta à CGTP.
O contrato de trabalho das quatro auxiliares de apoio e vigilância terminou a 25 de Setembro, último dia em que trabalharam na unidade de saúde antes da interrupção da actividade.
"Ficámos a saber, quase no próprio dia, que o nosso contrato não tinha sido renovado", criticaram as funcionárias, que trabalham do Centro de Saúde de Sines há vários anos, uma delas há sete.
A proposta de renovação dos acordos laborais, endereçada ao Ministério da Saúde, só foi enviada pela direcção do Centro de Saúde no dia da resolução do contrato", lamentaram.
Numa referência à nova legislação, em vigor desde Agosto, a união dos sindicatos já alertou que "os contratos de trabalho na área do Estado não podem ser renovados automaticamente".
A organização sindical, que abrange os concelhos de Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal, organizou, em Setembro, uma concentração de trabalhadores à porta do Hospital do Litoral Alentejano para "chamar à atenção para este problema".
"Entendemos que isto é grave e muito mais ainda no caso dos profissionais da saúde, porque, além dos trabalhadores ficarem sem emprego, também os utentes são prejudicados", sublinhou Egídio Fernandes.
A renovação dos contratos das funcionárias da unidade de saúde de Sines trouxe um novo "optimismo" à união de sindicatos, que assim viu prolongado por mais três meses o emprego das auxiliares.
O sindicato "aconselhou", no entanto, as funcionárias a apresentarem-se a concurso externo para novo contrato, de um ano, para o mesmo serviço.