Fundão vai ter pousada da Juventude em Junho
O concelho do Fundão vai ter uma Pousada da Juventude a partir de Junho, segundo um protocolo assinado hoje entre a Câmara Municipal e a Movijovem, que gere aquela rede de albergues.
O acordo prevê a integração na rede nacional de Pousadas da Juventude da Pousada da Mina, propriedade da autarquia e que deverá abrir em Junho.
A nova pousada resulta da recuperação das antigas instalações da GNR, junto à lavaria das Minas da Panasqueira, a cerca de 25 quilómetros do Fundão.
A infra-estrutura faz parte do futuro parque temático das Minas da Panasqueira, objecto de candidatura de requalificação ao Prime - PITER (Programas Integrados Turísticos Estruturantes de Base Regional).
A zona abrange um pólo arqueológico industrial, que resultou da desactivação das Minas da Panasqueira, e está na proximidade das aldeias de Janeiro de Cima e Barroca, as quais integram o Roteiro das Aldeias de Xisto.
A Pousada da Juventude da Mina terá uma capacidade de 34 camas, distribuídas por quatro camaratas (edifício principal), e por sete habitações (cinco T1 e dois T2).
A estrutura será promovida pela Movijovem no segmento "Pousada Histórica Cultural".
O protocolo hoje subscrito tem um período de cinco anos, renovável em condições a acordar pelas partes.