Funeral do soldado morto em missão realiza-se terça-feira

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Porto, 24 Nov (Lusa) - O funeral do soldado de 22 anos que morreu, sexta-feira, em missão no Afeganistão deverá realizar-se terça-feira, disse hoje à Lusa, o vice-presidente da Câmara de Gaia, que já disponibilizou apoio psicológico à família.

Segundo informações recolhidas pela autarquia de Gaia junto do Exército, um avião da Força Aérea irá ao Afeganistão buscar o corpo de Sérgio Pedrosa, estando prevista a sua chegada a Portugal na segunda-feira.

Marco António Costa, que se deslocou à casa da família do jovem soldado, em Crestuma, para apresentar condolências, disse que a comunidade local está "muito comovida" porque se tratava de um jovem "muito querido, conhecido de todos, que foi capitão do clube de futebol local".

O autarca disse que a Câmara disponibilizou duas psicólogas para apoiar a mãe, a avó e uma irmã de nove anos, que "era muito chegada ao irmão".

Além disso, acrescentou, foi solicitado à empresa de construção civil para a qual o pai do soldado trabalha, na Mauritânia, para que permitisse o seu imediato regresso a Portugal, o que já foi assegurado.

O soldado Sérgio Pedrosa tem também um irmão, militar, pertencente à mesma unidade do Exército, mas em Portugal.

Este é o quarto incidente com as tropas portuguesas, ao serviço da NATO, colocadas no Afeganistão, onde, em Novembro de 2005, morreu um soldado numa explosão que atingiu a viatura em que seguia.

Segundo a descrição feita à Lusa por fontes militares, o soldado Sérgio Pedrosa estava na vigia do blindado, um Humvee, quando a viatura "foi à berma e capotou".

O acidente deu-se durante uma patrulha nocturna nos arredores de Cabul, cerca das 03:00 no Afeganistão (22:30 de sexta-feira em Lisboa), e não se verificaram feridos entre os militares portugueses.

PM/NS.


pub