Gaia anuncia investimento de 13,3 ME em 6,3 km de vias estruturantes

Porto, 25 Jul (Lusa) - A Câmara de Gaia apresentou hoje um investimento global de 13,3 milhões de euros em 6,3 quilómetros de vias estruturantes a concluir na área ocidental da cidade até Dezembro de 2009.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Uma das rodovias do pacote viário apresentado é a VL1, ligando a Rotunda das Devesas à encosta ocidental do Douro, neste momento a sofrer um processo de requalificação.

Com 2,3 quilómetros de extensão, a VL1, que diminuirá em mais de dez minutos a ligação entre os dois pontos da cidade, custará quatro milhões de euros e estará concluída em Dezembro de 2009.

Já em Outubro de 2008, estará aberta ao trânsito a VL2/4 (ligação da VL8 ao mar através da VL7/Avenida Eugénio de Andrade), que pretende reduzir em oito minutos o tempo de circulação entre o centro da cidade e a orla marítima.

Esta artéria de 620 metros, articulará os eixos estruturantes como o IC1, a VL8, o IC23, a VL7 e a Via Marginal de Gaia, representando um investimento de 1,8 milhões de euros.

A autarquia prevê abrir em Agosto de 2009 a Via do Centro Histórico, de 800 metros, para facilitar o trânsito entre a Rotunda das Devesas (VL8) e o núcleo central da zona Histórica de Gaia, pelo lado nascente.

Com este investimento, de 2,5 milhões de euros, serão melhoradas as acessibilidades a hotéis no centro Histórico, Escola Superior de Tecnológicas da Saúde, Convento Corpus Cristhi, Cais de Gaia e Centro Cultural de Gaia.

Também no âmbito deste pacote de acessibilidades, a autarquia prevê concluir, em Dezembro de 2009, uma via panorâmica de 1,1 quilómetros, ligando a VL8 e a marginal de rio de Gaia.

Desenvolvida através da participação de investidores privados envolvidos em operações urbanísticas na área, esta obra de três milhões de euros visa facilitar o acesso entre as cotas alta e baixa da cidade.

Prevê-se ainda a reformulação do perfil da VL8 ao longo de 1,5 quilómetros.

O projecto visa melhorar a fluidez e a segurança rodoviária, aumentar a comodidade e circulação pedonal, a criação de áreas verdes e de lazer, custará dois milhões de euros e estará pronto em Agosto de 2009.

JGJ.


PUB