Gaia rejeita proposta "inusitada" de integrar freguesia de S. Félix em Espinho

Vila Nova de Gaia, 17 jun (Lusa) -- O presidente da Câmara de Gaia rejeitou hoje qualquer hipótese de integração da freguesia de S. Félix da Marinha no município de Espinho, uma ideia "inusitada" apresentada na segunda-feira pelo autarca vizinho.

Lusa /

"A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia assistiu com estupefação ao anúncio da disponibilidade do município de Espinho para integrar a freguesia de S. Félix da Marinha, em declarações produzidas ontem [segunda-feira] pelo seu presidente, Pinto Moreira", refere comunicado do autarca de Gaia hoje divulgado.

A câmara de Gaia reagia desta forma ao anúncio feito por Pinto Monteiro segundo o qual o município de Espinho está "completamente disponível" para iniciar o diálogo com vista à eventualidade de integrar a freguesia de Gaia.

O autarca de Espinho disse mesmo ter "recebido muitas manifestações nesse sentido por parte da população e de diferentes instituições de S. Félix".

Para Gaia, esta foi uma "forma de ridicularizar o 41.º aniversário da elevação de Espinho a cidade", sendo fácil perceber que com tal integração "o concelho de Espinho quase que duplicaria".

"Perante esta inusitada questão, a Câmara Municipal de Gaia reage apenas para afirmar claramente que este assunto não tem discussão possível e que só o calor pode ter justificado esta proposta do presidente da Câmara Municipal de Espinho", ironiza Gaia.

O comunicado destaca ainda que "por uma questão de respeito institucional e de respeito pelas populações, a autarquia [de Gaia] não põe sequer a hipótese de integrar Espinho como uma das suas freguesias"

LIL (AYC) // MSP

Lusa/Fim

Tópicos
PUB