Gimnodesportivo vai servir escola secundária e população do Restelo

Um pavilhão gimnodesportivo vai nascer na zona do Restelo, Lisboa, para ser usado alternadamente pela Escola Secundária e pela população em geral, anunciou hoje a Câmara, que sábado formaliza um acordo nesse sentido com o Ministério da Educação.

Agência LUSA /

Em comunicado, a Câmara explica que o Gimno-desportivo se destina, não só ao desenvolvimento do desporto escolar, mas também às necessidades da comunidade local.

Para isso, o pavilhão, o campo de jogos e o campo multiusos serão utilizados e geridos, durante o horário lectivo semanal, de segunda a sexta-feira das 08:00 às 19:00, pela Escola Secundária do Restelo.

A gestão dos horários destinados à comunidade, das 19:00 às 23:00 nos dias úteis e das 09:00 às 23:00 aos sábados, domingos e feriados caberá à Câmara de Lisboa, em colaboração com a junta de freguesia de São Francisco Xavier.

A nova infra-estrutura insere-se no complexo desportivo da zona do Restelo, abrangendo as freguesias de São Francisco Xavier e de Santa Maria de Belém.

O complexo compreende um campo multiusos em fase de requalificação, com pista de atletismo, rectas de aceleração com 50 metros, dois campos de basquetebol e dois campos de voleibol, um campo de futebol em fase de arrelvamento e a piscina municipal de São Franscisco Xavier/Belém, esta última em construção.

O custo do Pavilhão Gimnodesportivo está orçado em 600 mil euros, a suportar em 80 por cento pela Direcção Regional de Educação de Lisboa e em 20 por cento pela Câmara da capital.

O arrelvamento do campo de jogos, no valor de 75 mil euros, será integralmente suportado pelo município, enquanto a requalificação do campo multiusos, que inclui a colocação de um piso sintético e corresponde a um investimento de 175 mil euros, será suportada em partes iguais pelas duas entidades.

A cerimónia em que será formalizado o novo gimnodesportivo decorre sábado à tarde na Escola Secundária do Restelo, coincidindo com o 25º aniversário do estabelecimento, estando presente o vice- presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues.

PUB